Ciência com propósito é a visão de um momento em que a pesquisa acadêmica se conecta diretamente às demandas da sociedade, do mercado e do planeta.
A ciência nunca foi tão essencial como nos dias de hoje em que vivemos em acelerada transformação, com crescentes incertezas e críticos riscos. Mais do que produzir conhecimento, é fundamental gerar impacto conectando laboratórios com a vida real, teoria e práticas do dia a dia. É o saber conectado com o fazer!
A ciência desde sempre tem um papel fundamental no desenvolvimento da humanidade, aportando descobertas científicas como penicilina, internet e teoria da relatividade. São inovações que melhoram a qualidade de vida, curam doenças e fazem o desenvolvimento acontecer.
Com os desafios atuais – crises climáticas, desigualdades sociais e transformações tecnológicas aceleradas -, o papel da ciência vai além da descoberta: ela precisa ser agente de transformação.
Para continuar a desempenhar esse papel essencial à humanidade, a academia (aqui inclui-se todos os níveis educacionais) precisa criar conexões com as realidades e demandas da sociedade.
A ARX acredita na força da pesquisa e do conhecimento como vetor de transformação e inovação!
Assim como a academia, a ARX também busca colocar em prática conhecimentos e experiências, fazendo se tornar realidade o propósito transformador que nos guia.
A partir de uma parceria entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado do Mato Grosso do Sul com o Senac MS, a ARX foi selecionada para fazer uma série de palestras com o tema “Do Campus ao Mercado: Inovação que Conecta”.
“A proposta do circuito se conecta diretamente à política de fortalecimento da inovação no Estado. Estamos criando mecanismos para que a pesquisa não fique restrita às salas de aula ou laboratórios, mas gere impacto real na economia e na vida das pessoas”, Ricardo Senna, secretário-executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Semadesc.
“Essa agenda é um convite para aproximarmos cada vez mais a pesquisa acadêmica das necessidades do mercado. Estamos fortalecendo pontes que tornam Mato Grosso do Sul um território de inovação, alinhado às políticas públicas de ciência e desenvolvimento do Estado”, Jordana Duenha, Diretora Regional Senac MS
A escolha é motivo de muita honra e responsabilidade, pois o estado de Mato Grosso do Sul ocupa a 9ª posição (em 2024 era o 17º) entre os estados do Brasil no pilar inovação do Ranking de Competitividade 2025.
Ao longo de nossa jornada de palestras e encontros, pudemos observar que a posição alcançada pelo estado é fruto de políticas públicas de fomento consistentes (o estado tem como um de seus pilares a inovação), a criação de ecossistemas regionais de inovação e o forte engajamento de atores da sociedade civil, instituições de ensino e meio empresarial.
Seguindo nossa prática que habilita a geração de resultados sustentáveis nas iniciativas que realizamos, como preparação para o roadshow, realizamos uma série de sessões de co-criação com a equipe do Senac MS e, antes de cada sessão, promovemos encontros com atores e líderes das universidades, ecossistema de inovação local, além dos responsáveis pelo Senac e Sebrae MS locais.
Cocriar soluções é uma prática ARX que permite ter maior aderência às necessidades e entregar soluções sustentáveis e de valor.
Três Lagoas – Comunidade Universitária Vibrante
A palestra em Três Lagoas ocorreu no auditória da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), fazendo parte do encerramento do V Congresso de Contabilidade e Semana da Administração 2025.
Com participação de mais de 250 pessoas, foi muito rico sentir uma comunidade acadêmica vibrante e a ver a motivação e o compromisso de todos na construção de um ecossistema de inovação integrado e conectado com as necessidades do mercado, em especial, com as demandas da região da Costa Leste – Vale da Celulose -que está em franco e acelerado crescimento. #BoraInovarTresLagoas
Dourados – Universidades que fortalecem a Inovação
Na cidade de Dourados a palestra se deu na abertura da XIV Semana Acadêmica de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e contou com a participação de mais de 150 pessoas, entre graduandos, professores e pesquisadores, inclusive de outras instituições como Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e do Instituto Federal do Mato Grosso do Sul (IFMS).
Muito inspirador ver o interesse da comunidade acadêmica pela conexão com o mercado e conhecer o importante papel desempenhado pelas universidades no ecossistema de inovação local. #BoraInovarDourados
Ponta Porã – Vocação para Inovação Binacional
A palestra em Ponta Porão aconteceu no Centro Internacional de Convenções da cidade, com coordenação da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), contou a participação de mais de 200 pessoas entre graduandos, professores, pesquisadores de universidades como o IFMS, líderes empresariais da cidade e com participação de representantes de universidades do Paraguai.
Foi muto bom ver que o conteúdo da palestra inspirou muitos jovens à tirarem suas ideias do papel e sentir o engajamento dos participantes, muitos tendo se deslocado de outras cidades, mostra que a inovação na cidade está no caminho certo e a universidade cumpre seu papel impulsioná-la. #BoraInovarPontaPorã
Para que a ciência com propósito se torne regra — e não exceção — é preciso investir em políticas públicas, cultura institucional e formação de pesquisadores com visão sistêmica. Algumas ações, como a série de palestras, são essenciais para impulsionar a inovação acadêmica e podem ser consideradas igualmente as abaixo::
A ciência com propósito é aquela que se coloca a serviço da transformação. Que entende que inovar não é apenas criar algo novo, mas, muitas vezes, resolver algo antigo.
A ARX Resultados Exponenciais apoia as iniciativas de fomento à inovação através de palestras, workshops, treinamentos e consultoria, criando a arquitetura de conexões para cada necessidade ou competência – seja para o poder público, para universidades, ecossistemas de inovação, escolas de ensino médio e empresas de todos os tamanhos.
https://arxponential.com/gestao-da-inovacao/inovacao-futuro/