A inteligência artificial generativa (GenAI) foi um dos temas chave da Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial, reunido em Davos entre 15 e 19 de janeiro 2024.
Líderes governamentais, empresariais e da sociedade civil se reuniram para debater a crescente fragmentação e polarização, que ampliam os desafios econômicos e sociais, demandando maior diálogo, cooperação e parceria para viabilizar ações concretas.
“Inteligência Artificial como Força Motriz da Economia e da Sociedade” foi um tema central na Reunião Anual do Fórum Económico Mundial.”, sendo um consenso seu elevado potencial de transformação.
As discussões sobre a tecnologia emergente abordaram o equilíbrio entre benefícios potenciais e preocupações sobre segurança, privacidade, proteção, responsabilidade e uso inclusivo e ético.
Os debates com experts, governos e representantes da sociedade civil direcionam pontos de atenção para que a sociedade se beneficie do uso da tecnologia e que a transformação desejada na sociedade e na vida das pessoas aconteça de forma sustentável.
Um estudo recente (janeiro 2024) do Fundo Monetário Internacional apontou que quase 40% do emprego a nível mundial está exposto à Inteligência Artificial, número que aumenta para 60% nas economias avançadas.
Desta forma, é muito importante que governos e organizações tenham foco em formação, desenvolvimento de competências e a compreensão das oportunidades.
“Garantir que as forças de trabalho do futuro estejam preparadas e capazes de aproveitar tudo o que a IA oferece também será essencial”
Julie Sweet, CEO da Accenture
A ascensão da IA generativa apresenta oportunidades significativas para transformações sociais positivas.
Ao mesmo tempo, os modelos generativos de IA acrescentam novas dimensões à gestão dos riscos, abrangendo desde utilização indevida, falta de rastreabilidade e resultados prejudiciais.
Portanto, é fundamental equilibrar segurança, ética e inovação.
Para viabilizar estabelecer modelos de governança robustos e que impulsionem a inovação, defendendo as questões éticas em todo o processo da GenAI, foi criado pelo Fórum Econômico Mundial a AI Governance Alliance.
Esta mesma AI Governance Alliance anunciou um novo esforço global para aumentar o acesso à IA melhorando a qualidade e a disponibilidade dos dados entre as nações, aumentando o acesso a recursos computacionais e adaptando modelos básicos para atender às necessidades e desafios locais.
Práticas inclusivas devem ser reforçadas para que toda a sociedade tenha benefícios no uso desta tecnologia.
Sem sombra de dúvidas, há um consenso do poder transformador da Inteligência Artificial Generativa (GenAI) que pode resolver os grandes desafios da sociedade atual que envolvem saúde, educação, alimentação entre outros.
O medo da nova tecnologia deve ser substituído pela certeza de seus benefícios quando houver a aumento da transparência, ampliação da acessibilidade e uma união de governos, empresários e organizações não governamentais para a construção de um modelo onde as qualidades humanas prevalecerão, tornando ainda mais relevante a ligação entre as pessoas.
Conheça mais sobre os benefícios da Inteligência Artificial em seu negócio AI Showcase MIT: Negócios em Transformação
Na ARX estamos preparados para apoiar a sua jornada de aprendizado contínuo e na definição das estratégias de adoção da inteligência artificial para que seu negócio tenha resultados exponenciais com essa tecnologia.
Entre em contato e vamos conversar sobre seus desafios!
Nossa consultoria está pronta para fazer a diferença e impactar positivamente o mundo dos negócios.
Se você procura resultados exponenciais e sustentáveis, conte conosco para ser o parceiro estratégico que vai impulsionar o crescimento da sua empresa.
Copyright – ARX Resultados Exponenciais