Inteligência de Negócios: Os Dados em Valor

No cenário empresarial atual, os dados são mais do que apenas números e informações, devem se transformar em inteligência de negócio.  Eles são a riqueza para os empreendedores, capaz de impulsionar o seu negócio e o levar a resultados sustentáveis e exponenciais.

Para empreendedores, especialmente aqueles com pouco conhecimento de tecnologia, compreender a importância dos dados e como utilizá-los efetivamente é a chave para se diferenciar em um mercado altamente competitivo. 

A Moderna Inteligência de Negócio

As características da inteligência de negócios (BI) que atendem os desafios atuais de negócio que sofre mudanças profundas continuamente, considera: 

  • Pesquisas que permitem a exploração livre e dinâmica dos dados
  • Dados estruturados, semiestruturados e não estruturados são levados em conta
  • Relatórios interativos e dinâmicos
  • Informações compartilhadas em tempo real
  • Sistemas simplificados e acessíveis para toda a equipe
 
O uso da Inteligência Artificial generativa (IA) impulsiona ainda mais a capacidade de gerar valor com os dados, em especial em casos em que há grande quantidade de dados e que não estejam estruturados.
 

Fatores de Sucesso

Através dos dados, as marcas têm a possibilidade de conhecer melhor as preferências de seus clientes e do mercado, identificando oportunidades de ofertas personalizadas e, ainda mais, gerar e antecipar necessidades de produtos e serviços que nem mesmo os consumidores sabem que precisam.

A construção de estratégias e práticas de uso de dados habilita o empreendedor e a lideranças das empresas a trabalharem com a inteligência de negócios (BI), com informações relevantes para a tomada de decisão tanto estratégicas como operacionais.

O sucesso de uma jornada de dados está em fatores extremamente importantes e que precisam ser tratados de forma estruturada para que gerem resultados sustentáveis e duradouros.

  • estratégia, os objetivos e os desafios de negócio
  • engajamento e direção da liderança da empresa
  • metas e indicadores de negócio (KPI)
  • arquitetura para integração e armazenamento dos dados
  • ferramenta para coleta e visualização dos dados
  • capacitação de toda a organização para o uso de dados – diretoria, lideranças, gestores e analistas
  • definição de uma equipe de inteligência de negócios
 
Esses são alguns fatores de sucesso que precisam ser tratados e adaptados à realidade de cada negócio, seu tamanho e composição da equipe para que não seja extremamente reduzido e nem superdimensionado, impactando diretamente na geração de resultados.

A Organização da Inteligência de Negócios

Da centralização à descentralização, passando por modelos híbridos, cada empresa busca uma forma específica para estruturar a organização de Inteligência de Negócios e as estratégias variam de acordo com o seu tamanho e as características do negócio.

As vantagens dos modelos estão relacionadas à capacidade da empresa em compor e treinar sua equipe para realizar as atividades previstas e gerar dados e informações que sejam relevantes para a tomada de decisão e, dependendo de seu desafio pode contar com a a atuação de terceiros, parceiros de negócio, que complementam as competências e conhecimentos necessários.  

É importante ter conhecimento dos papéis e perfis da equipe que envolvem a liderança, o analistas de dados,  o time de tecnologia da informação, as áreas que devem encontrar o valor de negócio e o time de recursos humanos.

 Conheça mais sobre os perfis no artigo sobre perfis e habilidades da equipe de inteligência de dados escrito pelos nossos fundadores na coluna Inovação & Tecnologia do portal de notícias Terra do Mandu de Pouso Alegre MG.

Dados para Resultados Exponenciais

Com os crescentes desafios de negócio, empreendedores e as lideranças devem transformar a grande variedade de dados disponíveis em valor para a tomada de decisão estratégica e operacional, levando a resultados exponenciais!

Conte com a experiência da ARX Resultados Exponenciais para te apoiar neste jornada fundamental!