HackTown 2024: Tendências, Inovação e Transformação

O HackTown 2024 foram 4 intensos dias que transformaram Santa Rita do Sapucaí no centro da inovação, criatividade, tecnologia e tendências que irão transformar e já transformam os negócios e carreiras hoje!

Mais de 1.000 eventos paralelos, com a participação de mais de 12.000 pessoas de todo o Brasil que garante diversidade e faz com que o Hack Town seja o maior festival de inovação, criatividade e tecnologia do país.

HackTown, muito além da tecnologia

O festival oferece aos participantes diferentes atividades além de palestras e workshops sobre temas técnicos ou de negócio. 

Com shows e atividades alternativas como yoga, mindfulness e meditação o festival tem a proposta de “quebrar o mindset” ou seja, levar o participante a ir além do conhecimento e experiências que já possui, ampliando o seu repertório. 

Essa proposta reforça a importância que empreendedores, líderes e profissionais desenvolvam novos skills para continuarem relevantes no cenário acelerado de mudanças.

As novidades do Hack Town

É notório como é acelerado o avanço da aplicação de conceitos e tecnologias no mundo real e na novas abordagens que deixam ainda mais dinâmico e desafiador o ambiente de negócios e carreiras.  Mesmo que sejam apresentados temas recorrentes, eles ganham nova roupagem e servem como provocação para acompanhar a evolução e não “perder o trem”.

Vamos a alguns destaques deste Hack Town 2024:

Inteligência Artificial transformando os negócios

A inteligência artificial generativa (GenAI) continua no centro das atenções e cada vez mais inserida no contexto das pessoas e empresas, transformando profundamente os negócios e as carreiras.

A educação é um dos segmentos com maior potencial de uso e pudemos experimentar uma aplicação que combina a IA com robótica: o simpático robô Edu configurado para interagir com crianças com espectro autista e que, com novas configurações, se transforma na adorável Sofia para ajudar alunos na preparação para o mercado de trabalho, conforme nos explicou Gustavo Denobi.

Muito interessante a reflexão provocada pelo Rafael Coimbra do MIT Technology Review Brasil que considera estarmos no início da revolução que a IA pode trazer e que exige uma avaliação cuidadosa sobre a alta dependência de poucas grandes empresas além da questão da segurança dos dados e do risco de cyber-ataques.  

Segundo Rafael, o momento atual da inteligência artificial aponta que a revolução está apenas no início.

Assista o conteúdo destas conversas:

Empreendedorismo Feminino e o Agronegócio

É notória a presença feminina no universo do empreendedorismo e no HackTown inúmeras representantes estiveram tanto palestrando, quanto apresentando as suas soluções disruptivas.

Estivemos conversando com Irys Lopes, empreendedora do Sítio São Sebastião em Cachoeira de Minas que produz café especial e faz parte das Empreendedoras do Café.

Ela nos contou como as Empreendedoras do Café estão transformando os seus negócios através do uso da tecnologia e aplicação de soluções inovadoras, inclusive tendo frentes dedicadas para os temas.   Ela enfatiza a importância da capacitação, o chamado “upskilling” e “reskilling” e a inserção em ecossistemas de inovação e empreendedorismo. 

Assista essa conversa que inspira a jornada de transformação!

Desafios da inovação: o ecossistemas, as empresas e as startups

A inovação pulsa pelas ruas de Santa Rita do Sapucaí durante os 4 dias do Hack Town e tem destaque nas palestras e em espaços dedicados para as startups apresentarem suas soluções e realizarem rodadas de negócio com investidores e empresas interessadas.

Os desafios da inovação e casos de sucesso (e insucesso) são apresentados aos participantes, trazendo insights para que empreendedores e líderes avaliem e promovam a inovação em suas empresas. 

Em nossa conversa com Anderson Faria do Sebrae Pouso Alegre ficou clara a importância dos ecossistemas de inovação em instituições de ensino e municípios para acolher e acelerar os empreendedores.  Ele colocou também os diversos serviços oferecidos pelo Sebrae para incentivar a inovação nas empresas e municípios.  

Ele destaca que o mercado exige que o empresário pratique a inovação em seu negócio.  Confira a entrevista.

Conheça também 3 modelos de inovação que transformam os negócios

Modelos de Inovação nas Empresas

Como uma grande empresa consegue se estruturar e se beneficiar da inovação em seu negócio?  Esse foi o tema que Davison Cardoso da Usiminas trouxe em sua palestra neste HackTown.  

Conciliar a pressão dos resultados é um dos desafios que os empreendedores e líderes enfrentam para tornar a inovação uma realidade.  A Usiminas definiu uma estratégia diferenciada para que a inovação pudesse permear seu negócio.

Assista a entrevista e conheça os InsightX 

Startups e as soluções disruptivas

As startups recebem um espaço específico durante o HackTown.  Toda uma área na ETE é preparada para a exposição das soluções, realização as rodadas de negócio e de palestras. 

Soluções para as mais diversas “dores” do cliente são apresentadas, atendendo a segmentos como saúde, logística e movimentação de materiais, educação, agro e sustentabilidade entre outros. 

A Suíça é líder global de inovação por 13 anos consecutivos.  Conheça os 4 Segredos da Suíça: País Líder do Índice Global de Inovação

Pessoas no centro – upskilling e reskilling

Com a acelerada evolução das tecnologias os negócios e as carreiras estão em profunda transformação.  Novas profissões estão surgindo (conheça as profissões do futuro) e é crescente a demanda por profissionais com qualificação específica, mostrando que as pessoas ainda são essenciais neste cenário de desenvolvimento tecnológico.

O que é uma oportunidade também é um desafio: as empresas sentem a escassez desses profissionais que conheçam as tecnologias mas que, acima de tudo, tenham as novas competências e habilidades exigidas.

A necessidade de requalificação profissional – upskilling e reskilling, de desenvolvimento das novas competências e de ter um aprendizado contínuo, o “lifelong learning” foi um tema bastante debatido durante este Hack Town.

 

No ArenaX, nossos co-fundadores Andrea e Ricardo junto com Daniel Paiva, membros do conselho do Swiss CxO Forum, comentaram a importância desse tópico e como o SCF Capítulo Brasil está comprometido com o desenvolvimento das competências essenciais promovendo a transformação sustentável dos negócios, das carreiras e da sociedade.

Conexões autênticas das marcas com os consumidores e a geração Z

Todas essas transformações tem causado profundas mudanças no comportamento do consumidor que tem novas exigências para se relacionar com as marcas.

Com maior acesso à informação e colocando novos valores, como engajamento social, preservação ambiental entre outros, como base para sua tomada de decisão, os novos consumidores não hesitam em mudar de marca para se sentirem melhor representados.  Tal comportamento, requer das marcas uma grande mudança na forma como atuam.  Com as novas gerações não é diferente.

Em nossa conversa com Luiz Menezes da Trope, especialista na geração Z, ele revela que esse grupo de consumidores representa cerca de 25% da população do Brasil.  Ele reforça que as marcas não podem tratá-los de forma única, exigindo uma segmentação da abordagem de relacionamento com esse grupo de consumidores.

Conheça mais sobre a mudança no comportamento do consumidor Marca, Propósito e Conexão com o Consumidor

Empresa preparada para o futuro

Com mudanças tão profundas em diferentes, fica claro que os empreendedores e líderes precisam preparar suas empresas para esse futuro que é hoje e o futuro de amanhã, ainda mais disruptivo.

É fundamental que as tendências que transformam os negócios e as carreiras sejam mais que conhecidas, sejam analisadas sob a ótica de impacto de curto, médio e longo prazo.  Recentemente publicamos o artigo 5 Tendências na Transformação dos Negócios que traz uma análise do World Economic Forum sobre as tendências e ajuda a entender esse cenário.

A ARX Resultados Exponenciais está em contato com os mais avançados ecossistemas nacionais e internacionais de inovação e negócios para apoiar seus clientes na jornada de transformação de negócios e carreiras em qualquer estágio que esteja – iniciando ou até mesmo já em estágio avançado de transformação.