Tendências 2025: Conexões Reais entre Marcas e Consumidores

Cada vez mais construir e manter conexões reais e autênticas entre marcas e consumidores é o ponto chave para conquistar a confiança e a lealdade de forma duradoura e sustentável.

Leia o artigo Conexões Autênticas

A principal tendência a ser vista em 2025 é a busca por um relacionamento mais equilibrado com a tecnologia, transformando as interações entre pessoas, marcas, organizações e governos.

A Tecnologia Aliada e Vilã

Com a adoção da transformação digital, ampliação do uso da inteligência artificial (AI) e com o crescente uso de dados para hiperpersonalizar as campanhas, as marcas, empreendedores e líderes possuem importantes aliados para aumentar o contato com o consumidor para apresentar (e vender) seus produtos e serviços.

Entretanto, o uso indiscriminado e, por vezes, sem o conhecimento adequado está levando a uma crise de confiança nas relações online. Consumidores estão descrentes da autenticidade de produtos e serviços, assim como, do propósito da marca.

59.9% das pessoas questionam a autenticidade dos conteúdos

5 Tendências para Conectar com Consumidores

Para estar conectados com esta tendência e construir relações autênticas e duradouras, empreendedores e líderes da alta gestão e marketing, assim como suas equipes, devem estar atentos à 5 tendências que devem guiar as ações neste contexto de transformação das relações

Confiança reconstruída

Os empreendedores e líderes devem buscar que suas marcas priorizem a transparência e autenticidade nas comunicações e ações visando (re)conquistar a confiança dos consumidores. Isso inclui a verificação de informações e a garantia de que os produtos e serviços oferecidos sejam genuínos e confiáveis.

Segundo estudo Accenture Life Trends 2025, aponta que 52% das pessoas relataram ter visto notícias falsas ou artigos enganosos no último ano e 33% experimentaram ataques de deepfake ou golpes visando informações pessoais ou financeiras.

Educação Digital

 Promover ações como cursos e palestras que que ajudem pais e jovens e idosos a navegarem no mundo digital de forma segura pode posicionar positivamente uma marca como aliada na promoção de um uso saudável da tecnologia

Recentemente no evento Longevidade Expo + Forum em São Paulo, uma importante instituição financeira brasileira ofereceu durante todo o evento cursos que orientavam os consumidores a como identificar golpes, evitando perdas financeiras e morais.

Atendimento Ágil

Investir em soluções que atendam rapidamente às necessidades dos consumidores, como agentes e chatbots impulsionados por IA, pode melhorar a satisfação e fidelidade do cliente.

A proximidade com os clientes para conhecer rapidamente suas preferências (e mais importante, quando suas preferências mudam!) é essencial para um reposicionamento de produtos e mesmo da marca.  O cuidado é para que os dados sejam de qualidade e que as interações com os consumidores sejam transparentes e claras.

Conheça dos 4 pilares de uma organização orientada por dados e gere resultados com a inteligência artificial e os dados.

Colaboradores como embaixadores da marca

 O ambiente de trabalho que respeita a privacidade e promove o bem-estar dos colaboradores é essencial não somente para o aumento da produtividade, estímulo à criatividade e inovação, mas também para que percepção da marca tenha uma perspectiva positiva.

Este é uma importante aplicação do conceito Humam to Human nas relações de marcas e consumidores. Como escreveu Brain Kramer: “Empresas não possuem emoção, pessoas, sim; pessoas querem fazer parte de algo maior que elas; pessoas querem sentir; pessoas querem ser incluídas; pessoas querem entender.”

Experiências Offline, Conexões Reais

 Iniciativas que incentivem interações no mundo real são relevantes pois podem atender ao desejo dos consumidores por experiências mais tangíveis e significativas que conectem seus valores com os valores da marca.

Marcas estão investido de forma crescente em patrocínios em eventos esportivos, festivais, shows, concertos e outros que permitam gerar experiências e ativações com maior proximidade ao consumidor e deixando um residual de lembranças positivas mais significativo.

Tendências 2025 Conexões Reais

Aproximadamente 42% das pessoas atribuem suas experiências mais agradáveis na última semana a atividades realizadas na vida real, enquanto apenas 15% mencionaram experiências digitais, segundo o estudo da Accenture.

Conexões Reais impulsionadas pela Tecnologia

A construção de conexões reais em uma relação duradoura entre marca e consumidor está baseada em valores essenciais da humanidade, com respeito à natureza, engajamento em causas sociais e ao desenvolvimento sustentável.

Empreendedores e líderes devem fazer uso das novas tecnologias como IA, dados, IoT e robótica de forma balanceada, gerando oportunidades de conexões autênticas de suas marcas, produtos e serviços com os novos consumidores.

Como fala o pai do Marketing moderno, Philip Kotler: “Mas o Marketing H2H também é necessário para o planeta. Se não humanizarmos as relações entre empresas e pessoas, estamos fadados a um processo mais distópico de relações nocivas de curto prazo, com consequências negativas para o planeta e para o convívio humano no médio e longo prazo” 

Fontes: Accenture Life Trends 2025, Human to Human concept de Philip Kotler e Brain Kramer

Vamos juntos fazer conexões reais!

A ARX Resultados Exponenciais tem a expertise necessária para essa jornada!

Entre em Contato